Defesa do Consumidor da Câmara susta regra da Anatel que permite bloquear internet no celular

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 12/2015, que susta artigo do Regulamento Geral do Consumidor, da Anatel, que permite às prestadoras de telefonia e de TV por assinatura alterar ou encerrar planos de serviço de forma unilateral, bastando comunicar ao consumidor com antecedência de 30 dias.

Apresentado pelo deputado Celso Russomanno (PRB-SP), o projeto recebeu parecer favorável do relator, deputado César Halum (PRB-TO). "Foi com respaldo nessa autorização normativa que as operadoras de telefonia, por exemplo, iniciaram o lesivo comportamento de interromper, de forma abrupta, a prestação dos serviços de acesso móvel a banda larga", salientou.

"Essa prática, obviamente, contraria os mais básicos princípios do Código de Defesa do Consumidor [Lei 8.078/90], atentando contra a boa-fé, a equidade, a transparência e a proteção dos interesses econômicos do consumidor", acrescentou César Halum.

Notícias relacionadas

Já aprovada pela Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) em junho, a proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de ser votada em plenário.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!