PL que altera regulamentação das telecomunicações é criticado em audiência pública

Regulação

Representantes da academia e de movimentos sociais apontaram fragilidades no projeto de lei 6789/ 2013 em audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 17. O professor de Comunicação da URFRJ, Marcos Dantas, disse que a revisão do marco regulatório das telecomunicações é premente, mas que não pode ser feita por remendos.

Já a advogada da Proteste, Flávia Lefèvre, criticou o artigo que permite o uso dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) em projetos privados de banda larga, sem o estabelecimento de metas de universalização. Para ela, isso somente poderia ser feito se o serviço de acesso à internet fosse prestado também em regime público, já que é essencial, como estabelece o Marco Civil da Internet.

O representante do Clube de Engenharia, Márcio Patusco, disse, por sua vez, que sem estabelecer o regime público do serviço de banda larga, a desigualdade de acesso continuará.  Para o representante do Coletivo Intervozes, Gustavo Gindre, o uso de recursos do Fust no regime privado, como propõe o projeto, é o mesmo que aplicar dinheiro público para aumentar a desigualdade de acesso.

Notícias relacionadas

O presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Eduardo Parajo, não quis entrar na polêmica e defendeu que o projeto reafirme a diferença entre serviços de internet e telecomunicações. Ele defendeu menor regulação do mercado e definição sobre tributação do serviço de acesso à banda larga.

O presidente da comissão especial que examina o PL 6789/2013, deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS), defende a separação estrutural dos serviços de telecomunicações, posição também sustentada por Dantas, Gindre e Flávia Lefèvre, que acreditam que esse modelo evita a verticalização das companhias e garante a convergência tecnológica. Segundo Dantas, esse tipo de regulação já está sendo testado com sucesso no Brasil, com a aprovação da lei 12.485/11, que criou o Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), e com o Marco Civil da Internet.

Serviços na internet

Flávia Lefèvre disse, na audiência pública, que a Proteste está concluindo um documento que será encaminhado ao ministro das Comunicações, André Figueiredo, defendendo que burocratizar e onerar os serviços da internet, como WhatsApp e Netflix, vai contra o caráter livre da rede. Segundo ela, o estudo diz que a internet movimenta bilhões que também traz ganhos para o governo e a sociedade, tanto por meio de empregos quanto por desenvolvimento econômico. "Quanto mais burocratizar os serviços de internet, mais dificuldades serão trazidas para pequenas empresas, que podem crescer na internet", adiantou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!