Anatel abre consulta pública para conferir direito de exploração de satélite estrangeiro

A Anatel abriu para consulta pública a intenção de conferir o Direito de Exploração de Satélite Estrangeiro referente ao satélite IS-29e associado às faixas de frequências da banda Ku na posição orbital 50º Oeste, à empresa Intelsat. Os comentários devem ser encaminhados à agência até o dia 7 de dezembro.

A regulamentação da Anatel define satélite estrangeiro como aquele que utiliza recursos de órbita e espectro notificados por outras administrações. Para que um satélite estrangeiro possa prover capacidade sobre o território brasileiro, a operadora desse satélite deve solicitar à Anatel o direito de exploração de satélite estrangeiro. Um dos requisitos para a conferência do direito de exploração de satélite estrangeiro é que seja realizada a coordenação da rede de satélite correspondente com as redes de satélite brasileiras.

O satélite IS-29e, no âmbito da União Internacional de Telecomunicações (UIT), corresponde a uma rede de satélite notificada pela administração dos Estados Unidos. O satélite será híbrido, possuindo, além de faixas de frequências planejadas, carga útil nas faixas de frequências não planejadas 3700 a 4200 MHz (enlace de descida) e 5925 a 6425 MHz (enlace de subida), denominadas banda C; e 10,95 a 11,2 GHz, 11,45 a 11,95 GHz (enlace de descida) e 13,75 a 14,5 GHz (enlace de subida).

Notícias relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. Importante a chegada do IS-29e, pois será o primeiro HTS (high throughput satellite) em banda Ku a operar no Brasil. Deverá mexer no cenário competitivo das redes de dados (VSAT) e também no mercado de broadcast.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!