Presidente da Claro quer revisão nas metas de cobertura

O presidente da Claro, Carlos Zenteno, acredita que o cenário econômico impõe novos desafios às operadoras, sobretudo na obtenção de receitas, o que dificultaria os aportes para o cumprimento das metas de cobertura do serviço móvel impostas nos leilões de frequências. Por isso, ele afirma que vai procurar a Anatel para pedir revisão dessas obrigações, ao menos para estender o prazo de cumprimento.

"Não negamos que temos as responsabilidades, sempre cumprimos todas as metas ao passar dos anos, mas agora temos metas acumuladas de 3G com 2,1 GHz; do 2,5 GHz, do 4G; e metas rurais, mas deveríamos poder fazer revisão, seria a nossa expectativa, mas temos que formalizar e entrar em detalhe nessa solicitação", declarou o executivo em conversa com jornalistas após painel na Futurecom nesta terça, 27. Zenteno não fala em nenhuma meta específica, mas "em conceito".

A justificativa é simples: o cenário de crise pressiona a receita das operadoras, com queda na base pré-paga, redução de receitas de serviços de voz e aumento na demanda de dados por conta das over-the-top (OTTs). "Imagine o cenário que todo mundo tem receitas em queda importante, principalmente pela (redução da) VU-M e desaceleração de consumo, troca de uso de multiSIM para SIM (fim do efeito comunidade), que alguém está perdendo", diz o presidente da Claro. "Há uma ameaça muito grande de perda de receita, e já com o tipo de câmbio é direto (o impacto), é complicado. Não somos pessimistas, mas sem dúvida seria uma coisa boa poder revisar essas metas e tentar empurrar mais para frente (as obrigações) considerando um cenário melhor macroeconômico no País."

Notícias relacionadas

Nenhuma proposta foi finalizada, mas Zenteno diz já haver uma conversa inicial com a agência. "Já fizemos contatos para isso na Anatel", garantiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!