StarOne C4, novo satélite da Embratel, é lançado com sucesso

Foi lançado no final da tarde desta quarta, 15, o satélite StarOne C4, da StarOne (braço de satélites da Embratel), que será utilizado sobretudo para serviços de TV por assinatura do grupo América Móvil, especialmente pela Claro hdtv, no Brasil. O satélite foi lançado com sucesso pelo foguete Ariane 5, a partir da base de Kourou, na Guiana Francesa. O satélite ficará posicionado na posição 70° Oeste e tem 48 transponders em banda Ku.

Notícias relacionadas
O equipamento foi construído pela SSL (SpaceSystem Loral), consumiu investimentos de US$ 321 milhões por parte da Embratel e tem vida útil inicialmente prevista para 15 anos. Ainda serão necessários mais algumas semanas para o posicionamento final do satélite a 36 mil quilômetros de altitude e abertura dos painéis solares (o que acontece durante o processo de posicionamento). Durante e após estas etapas, o satélite passa por uma série de testes e, tudo correndo bem, pode entrar em operação, o que deve acontecer mais para o final do ano.

Um dos papéis principais do novo satélite será permitir à Claro hdtv ampliar a sua capacidade de canais em alta definição, no Brasil e nas operações de língua hispânica da holding América Móvil, mas também haverá aplicações de telecomunicações remotas do grupo mexicano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!