Para Berzoini, faz sentido concessões incluirem Internet

O ministro das Comunicações Ricardo Berzoini reforçou nesta quinta, 18, em Sorocaba, a posição já externada pelo Ministério das Comunicações de que a Internet tem, hoje, o papel que a telefonia fixa teve, e indica levar em consideração modelos que incluam, na concessão de telefonia fixa, novos serviços, como banda larga. "Precisamos pensar em como ajustar essa concessão a um novo cenário de telecomunicações, respeitando o patrimônio público, mas fundamentalmente preservando o interesse público em ter o serviço prestado com custo razoável", diz.

Notícias relacionadas
Ricardo Berzoini negou boatos divulgados na imprensa de que o governo pretenda diminuir as metas do programa Banda Larga Para Todos, que almeja cobrir 90% dos municípios com fibra até 2018, e atingir 45% dos homes-passed dos municípios com mais de 100 mil habitantes e regiões metropolitanas, além de aumentar a velocidade média da conexão para os usuários de 5,5 Mbps para 25 Mbps no período. "Um plano como esse é para mandato de quatro anos de governo, o ritmo depende da arrecadação disponibilidade orçamentária, mas objetivos não estão mudados, são os mesmos", disse ele, completando que a infraestrutura seria através de fibra ou via satélite, onde o acesso for impossível.

As metas podem não ter mudado, mas o corte orçamentário de quase 25% a menos para investimentos para o Minicom pode, ao final das contas, impactar. Perguntado se estaria havendo um estudo para redimensionar o programa, Berzoini afirmou que espera poder contar com empresas para manter o objetivo: "Estamos analisando o ritmo de investimento porque depende do fluxo financeiro do Estado brasileiro, mas as parcerias com o setor privado também são importantes e podem alavancar essa velocidade (da banda larga)".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!