Anatel dá ponta-pé inicial na implantação do modelo de custo

O conselho diretor da Anatel aprovou na última quinta, 23, a consulta pública para revisão dos anexos I e II do Regulamento de Separação e Alocação de Contas (RSAC). O texto, relatado pelo conselheiro Jarbas Valente, ficará à disposição da sociedade por 20 dias. O prazo curto, explicou, é para que o modelo de custo seja implantado até outubro.

Notícias relacionadas
A consultoria contratada pela UIT para estudar o modelo sugeriu 127 alterações no anexo I e 24 no anexo II. As alterações foram aceitas pelas áreas envolvidas: Superintendência de Serviços Públicos (SPB), Superintendência de Serviços Privados (SPV), Superintendência de Comunicação de Massa (SCM), Superintendência Executiva (SUE) e Superintendência de Universalização (SUN).

O único ponto de discórdia foi da SPV em relação à alocação das despesas de marketing. Para a SPV esse custo deveria ser alocado também ao atacado e não apenas no varejo, já que muitas promoções das empresas visam estimular ganhos na interconexão – como foi ocaso do antigo plano Pula-Pula da Brasil Telecom ou a promoção Receba Mais Torpedo da Vivo, que estimulava a interconexão de SMS.

Baseado em práticas internacionais, contudo, o conselheiro Valente manteve o entendimento da consultoria de alocação dos custos de marketing apenas na rubrica de varejo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!