Anatel aprova consolidação da Telefônica, mas exige diretoria de atacado produtiva

O Conselho Diretor da Anatel aprovou a anuência prévia para a reestruturação societária do grupo Telefônica. Depois de uma complexa cadeia de cisões e incorporações, que envolve dez empresas distintas, as operações do grupo no Brasil ficarão divididas em duas empresas: a Telefônica, que ficará responsável por todos os serviços de telecomunicações e a TData que ficará com os outros serviços.

Notícias relacionadas
A consolidação de todos os serviços de telecom dentro de um único CNPJ só foi possível pela revogação do Artigo 86 da LGT, promovida pela Lei 12.485/2011 que criou o Serviço de Acesso Adicionado (SeAC). O Artigo 86 vedava que a concessionária de telefonia prestasse outros serviços de telecom.

A Anatel já aprovou anuência prévia com o mesmo objetivo, no caso da pequena Sercomtel, do Paraná. A análise desse caso foi feita pelo conselheiro Rodrigo Zerbone e "serviu de inspiração" para a análise, dessa vez muito mais complexa, da reestruturação da Telefônica pelo conselheiro Marcelo Bechara.

Assim como no caso da Sercomtel, a reestruturação está condicionada à conclusão do procedimento de revisão tarifária que irá incorporar os ganhos econômicos advindos da reestruturação societária. A Superintendência de Competição deverá iniciar os estudos para calcular esses ganhos, que serão incorporados através da redução da assinatura básica. A operação está condicionada também à manutenção de registros das despesas e receitas internas da concessão. "Segundo estimativas da própria interessada, isso poderia variar da ordem de 16% a até 25%", diz Bechara.

Ao contrário da concessionária do Paraná, a Anatel, entretanto, foi mais rigorosa em relação à questão da competição. Ficou determinado que a Telefônica deverá não apenas promover a separação contábil entre as operações, mas também a separação funcional, com a criação de uma diretoria específica para as ofertas de atacado com regras próprias de funcionamento que incentivem a produtividade. Obviamente, a preocupação do Conselho é evitar que a Telefônica crie uma área de oferta de atacado ineficiente, que cause obstáculos à cessão de meios aos seus competidores. Por sugestão do conselheiro Rodrigo Zerbone, a remuneração variável desse diretor será impactada pela produtividade da diretoria.

Bens reversíveis

A Anatel se preocupou também em garantir que o controle dos bens reversíveis não seja prejudicado pela reestruturação. Dentro de seis meses, a empresa deverá implementar um sistema que consolide os dados necessários para esse acompanhamento como o inventário completo dos bens, e que seja capaz de gerar informações à  Anatel sob demanda.

A Telefônica também deverá apresentar em seis meses o inventário de bens das empresas participantes da operação e comprovar que não há bens reversíveis onerados judicialmente. Deverá também apresentar o extrato da conta bancária destacando os depósitos correspondentes às alienações efetuadas desde a publicação do Regulamento de Controle de Bens Reversíveis.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!