"Não vendemos frequências, vendemos obrigações", diz Bechara

O conselheiro da Anatel, Marcelo Bechara, encarou com naturalidade as críticas das operadoras de telecomunicações quanto a riscos de "surpresas regulatórias", exigências de qualidade e intervenções diretas nos modelos de negócio. Segundo ele, não existe sistema perfeito e a Anatel tem trabalhado para dar o máximo de transparência em suas decisões regulatórias, inclusive com análises de impacto regulatório (AIR), que agora passarão a ser mandatórias em todos os novos regulamentos da agência. O conselheiro entende que o que as empresas querem é previsibilidade para fazer investimentos e passar um planejamento para seus acionistas.

Notícias relacionadas
"O que acontece é que estão com uma expectativa de que venham grandes obrigações junto ao leilão de 700 MHz e estão pintando o cenário bem pior para tentar sensibilizar o regulador", comenta Bechara salientando que não vê nada de errado com isso. "O que acontece é que não vendemos frequências, vendemos obrigações. Quanto menos obrigações, vão ter de pagar muito mais pelo espectro", alerta. "Acho que no fim vão entender que investir em atendimento das obrigações é melhor do que gastar na frequência", diz Bechara.

Cronograma

A expectativa do conselheiro é que a resolução sobre a nova destinação da faixa de 700 MHz, hoje destinada à radiodifusão, seja publicada até o final de julho, o que abriria caminho para as discussões sobre o edital de licitação da faixa ainda no segundo semestre. "A publicação da resolução é apenas a confirmação de algo que já foi definido há muito tempo, a destinação da faixa para a banda larga móvel. O grande debate e o momento mais importante para radiodifusores e operadoras será mesmo a discussão do edital", prevê o conselheiro, que participou nesta quarta do 57º Painel Telebrasil, em Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!