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Serviço móvel é aprovado, mas usuários pós-pagos reclamam do preço
terça-feira, 23 de Abril de 2013 , 18h38 | POR HELTON POSSETI

Assim como os usuários da telefonia fixa, a maior parte dos usuários de telefonia móvel e de banda larga móvel não está descontente com os serviços. Pesquisa encomendada pela Anatel à empresa Meta Pesquisas, divulgada nesta terça, 23, em Recife, mostra que 29,5% dos entrevistados que possuem planos pós-pagos responderam estar satisfeitos com o serviço. Chama a atenção o número elevado de respondentes que declararam não estar nem satisfeitos nem insatisfeitos: 56%. A soma dos insatisfeitos com totalmente insatisfeito corresponde a 14,5%; nenhum entrevistado disse estar totalmente satisfeito.

Entre os clientes pré-pagos, o índice geral de satisfação é  maior: 48,3%, mas também é grande o percentual daqueles que não estão satisfeitos nem insatisfeitos: 43,5%. A soma de totalmente insatisfeito com insatisfeito responde por 8,3%. Nenhum entrevistado declarou estar totalmente satisfeito.

Os indicadores analisados para avaliação do serviço telefônico (para os quais os entrevistados davam notas de 1 a 5 – sendo 1 totalmente insatisfeito e 5 totalmente satisfeito) foram: cobertura e qualidade das ligações; qualidade do aparelho; atendimento nas lojas; contas; prestação dos serviços; e atendimento por telefone.

Apesar da aprovação do serviço na avaliação geral, a análise dos indicadores mostra que o usuário pós-pago está insatisfeito com o preço do serviço. A soma dos totalmente insatisfeitos com os insatisfeitos representa 41,9% dos entrevistados, enquanto que os satisfeitos nesse fator são 15,8%. Não há totalmente satisfeitos em relação ao preço do serviço. Nesse item, como em geral em todos os outros, os que não estão satisfeitos nem satisfeitos representam parcela significativa dos entrevistados, 42,3%.

No pré-pago, curiosamente, o fator preço dos serviços foi avaliado positivamente pelos usuários. Houve um percentual de 20,2% que declaram estar totalmente satisfeitos e 41,7% disseram estar satisfeitos. Os insatisfeitos e totalmente insatisfeitos somam 10,5%.

Banda larga móvel

A banda larga móvel repetiu a avaliação  do serviço telefônico. O destaque foi a avaliação dos clientes pré-pago. Nesse segmento, 74,7% disseram estar satisfeitos com o serviço. Entre os usuários de planos pós-pagos, os satisfeitos representaram 43,7%, mas mais uma vez o percentual dos que declaram não estar satisfeitos nem insatisfeitos foi alto, de 42,2%.

A avaliação dos indicadores (velocidade de acesso, estabilidade da conexão, valores cobrados) mostra que os consumidores ainda têm ressalvas importantes em relação ao serviço. Na velocidade de acesso, por exemplo, 23,3% dos clientes pós-pago declararam estar totalmente insatisfeitos e 19,4% insatisfeitos. A soma dos satisfeitos com os totalmente satisfeitos representa 31,8%, enquanto que os insatisfeitos mais os totalmente insatisfeitos representam 42,7%.

Empresas

Na avaliação das empresas, o maior número de clientes satisfeitos ficou com a Sercomtel (50,9%), seguida da CTBC (35,4%), depois Vivo (34,4%) e Claro (31%). No ranking das que mais têm clientes insatisfeitos em primeiro lugar apareceu a Oi (18,5%), depois TIM (17,3%) e CTBC (12,6%).

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