Para as empresas, novas fórmulas das multas não corrigem distorções

As duas principais concessionárias de telefonia e o sindicato que as representam protestaram nesta terça, 23, em audiência pública realizada pela Anatel, contra o novo regulamento para cálculo da sanção de multas proposto pela agência.

Notícias relacionadas
A argumentação é a mesma já apresentada há cerca de um mês na primeira audiência pública realizada pela agência. Para as empresas, a proposta, em vez de combater a "bola de neve" que se tornou a aplicação de multas pela Anatel, agrava o problema.

O representante da Oi, Jorge Correia, por exemplo, menciona o cálculo para as infrações relacionadas ao direito do usuário em que o percentual da Receita Operacional Líquida passa de 1% para 1,5%.

De acordo com Camilia Tapias, representante da Telefônica, a proposta não corrige distorções que existem no cálculo das multas e geram a arrecadação bilionária da Anatel. Segundo o TCU, a agência multou o setor em R$ 6 bilhões entre 2008 e 2010.

Camila disse ter esperança de que o novo regulamento acabe com distorções que levaram, por exemplo, a Telefônica ser multada em R$ 12 milhões por ter informado indicadores de qualidade errados. O curioso é que a empresa não informou esses indicadores melhores do que eles foram, como se poderia supor, mas, sim, piores.

Outra queixa do setor é que o novo regulamento aumenta o valor das multas e não leva em conta os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, nem considera o dano causado e se a infração propiciou benefício ao infrator. Camila diz que a Telefônica fez algumas simulações e os valores estão "descolados de qualquer racionalidade entre o dano causado e o benefício auferido".

A questão dos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade também esteve presente na manifestação do SindiTelebrasil. A representante da entidade, Dafne de Carvalho, fez um alerta: os recursos gastos com multas concorrem com os investimentos. "As multas acabam funcionando como antítese dos investimentos", afirma. Tanto a Oi quanto a Telefônica pediram prorrogação do prazo do consulta pública por 30 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!