OUTROS DESTAQUES
Infraestrutura
Telefónica testa transmissão adaptável de 100, 200 e 400 Gbps na Espanha
terça-feira, 16 de Abril de 2013 , 20h02 | POR REDAÇÃO

A Telefónica e a Alcatel Lucent (ALU) divulgaram nesta terça, 16, que concluíram com sucesso um pilote de transmissão ótica elástica para transmissão adaptável de dados a velocidades de 100 Gbps, 200 Gbps e 400 Gbps sobre sua rede ótica da operadora na Espanha.

De acordo com a ALU, a tecnologia aumenta em mais de duas vezes a capacidade das redes óticas das operadoras. O piloto foi realizado sobre a rede com tráfego real da Telefónica na Espanha e demonstrou que é possível operar com diversas combinações de velocidade, abrangência e largura espectral. A tecnologia permite maximizar o rendimento da fibra, atribuindo a cada canal somente a porção de espectro necessária para o rendimento em cada caso e ajusta os parâmetros para atingir um equilíbrio ideal entre velocidade e distância.

A distância máxima testada chegou a 650 km, no caminho mais longo disponível na rede e a expectativa é que com a tecnologia a Telefónica Espanha amplie sua capacidade de 2,66 Tbps para 23 Tbps em um único par de fibras.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

Top