Condecine "das teles" incide sobre serviços licenciados até 31 de dezembro do ano anterior

Questionada por este noticiário, a Ancine esclarece qual é o fato gerador da Condecine, que passou a ser devido também pelas concessionárias, permissionárias e autorizadas dos serviços de telecomunicações. A agência explica que, com a publicação da Lei 12.485/2011 (Lei que criou o Serviço de Acesso Condicionado – SeAC), a lista de fatos geradores da cobrança da contribuição passou a incluir a "prestação de serviços que se utilizem de meios que possam, efetiva ou potencialmente, distribuir conteúdos audiovisuais".

Notícias relacionadas
Em relação ao período de incidência da contribuição, a agência, através de sua assessoria de imprensa, explica que a Condecine deverá ser recolhida anualmente, até o dia 31 de março, para os serviços licenciados até o dia 31 de dezembro do ano anterior. Os valores serão calculados a partir de informações prestadas pelas empresas à Anatel e posteriormente repassadas à Ancine.

Vale lembrar, o valor arrecadado será destinado ao Fundo Setorial do Audiovisual, para aplicação nas atividades de fomento relativas ao desenvolvimento do setor audiovisual no Brasil. Além disso, a incidência da contribuição não representa aumento da carga tributária devida pelas empresas, uma vez que houve uma redução de 45% para 33% do percentual incidente na base de cálculo da Taxa de Fiscalização de Funcionamento – TFF.

O recolhimento da contribuição será feito exclusivamente por intermédio da rede bancária, mediante Guia de Recolhimento da União – GRU. A GRU apresentará o detalhamento dos serviços prestados, o número de ocorrências declaradas, o valor de Condecine para cada um dos serviços e o valor total a ser pago pela empresa.

Este noticiário apurou que a Ancine está enviando uma carta aos operadores de telecomunicações para esclarecer esses pontos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!