Evento do CPqD discute futuro das redes IP

Virtualização de recursos de rede, novas arquiteturas de roteamento e redes definidas por software (ou SDN, do inglês software-defined network) serão assuntos abordados no workshop "Novos paradigmas em roteamento e plano de controle para Redes do Futuro", que o CPqD vai realizar na próxima terça-feira, 6, na sede da instituição, em Campinas. Com palestras de convidados brasileiros e estrangeiros, o evento irá apresentar tendências e tecnologias que vão permitir atender ao aumento crescente do tráfego nas redes de comunicação IP.

Notícias relacionadas
A primeira palestra do workshop, marcada para as 9h45, será feita por Navindra Yadav, do Google, que apresentará o conceito de SDN e o protocolo OpenFlow, desenvolvido pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Em seguida, o pesquisador do CPqD, Christian Esteve Rothenberg, falará sobre o tema "Controle, Roteamento e Transporte IP na era Software-Defined Networking". O foco da palestra será a tecnologia RouteFlow, desenvolvida pelo CPqD como proposta inovadora para a Internet do futuro.

A rede definida por software é uma nova abordagem para a arquitetura da rede, que nasceu dentro das pesquisas sobre a Internet do Futuro. Surgiu como uma resposta para superar os gargalos atuais e os previstos para o futuro, em decorrência do crescimento contínuo do tráfego no núcleo das redes, e que devem piorar com a entrada do 4G.

A programação do workshop inclui ainda, entre outras palestras, uma apresentação de Robert Raszek, do Laboratório de Comunicações Multimídia da operadora NTT. Sua palestra abordará o tema "A visão de uma operadora sobre Redes Definidas por Software/OpenFlow" e os modelos de redes do futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!