Um estudo da Ericsson mostra que o consumo de vídeos online cresce, enquanto que o consumo de canais lineares cai. O estudo anual do ConsumerLab da Ericsson "TV & Video Consumer Trend Report 2011" mostra que o percentual de pessoas que têm o hábito de acompanhar os canais lineares ao vivo caiu quatro pontos, de 88% em 2010, para 84% em 2011. Também caiu o percentual das pessoas com hábito de assistir conteúdo por DVDs ou Blu-rays, de 30% para 29%; bem como o de pessoas que assistem conteúdos gravados a partir dos canais lineares, de 50% para 45%.
Chama atenção no estudo o crescimento do hábito de acompanhar conteúdos online, seja de vídeos curtos, como os do YouTube (de 44% para 47%), seja de conteúdos baixados da Internet (de 26% para 29%). Também cresceu o hábito de assistir conteúdos por streams de video on-demand, de 30% para 33%, no caso de programas de TV; e de 23% para 25%, no caso de filmes.
O hábito de ver conteúdo por pay-per-view manteve-se estável entre 2010 e 2011, em 12% dos entrevistados.
Mídias sociais
O estudo traz outro dado interessante sobre o consumo de televisão. Mais de 40% dos consumidores usam mídias sociais enquanto assistem à TV. Além disso, mais de 60% dos entrevistados navegam na Internet em frente ao televisor.
Foram coletados dados na Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Reino Unido, Rússia, Suécia e Taiwan. No total, foram conduzidas 22 mil entrevistas qualitativas e 13 mil quantitativas, o que representa quase 400 milhões de consumidores.