OUTROS DESTAQUES
Satélites
Capacidade para Copa e Olimpíadas está garantida, dizem operadores
quinta-feira, 25 de agosto de 2011 , 15h45 | POR REDAÇÃO

Não faltará capacidade satelital para a transmissão da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, a serem realizados no Brasil. Essa é a opinião dos operadores de satélite que participaram de painel do congresso da SET nesta quinta-feira, 25, em São Paulo.
Segundo Jurandir Pitsch, da SES News Skies, serão lançados em 2011 seis satélites com cobertura do Brasil. Em 2012, outros cinco estão programados para lançamento, e em 2013, outros três estão previstos. "A minha avaliação é que não haverá gargalo do ponto de vista de satélite, nem mesmo para as Olimpíadas do ano que vem, em Londres", diz Pitsch.
Segundo o executivo, a demanda por banda Ku continua forte, mas a demanda por banda C tem crescido em ritmo menor. "Além disso, a Anatel ofertou quatro novas posições orbitais", lembra.
Edson Meira, da Telesat, afirmou que não acredita nos rumores que circulam sobre um apagão de satélite. "Essa preocupação de falta de capacidade é infundada. As empresas estão fazendo grandes investimentos", diz.
Pitsch lembrou ainda que os investimentos das empresas, embora beneficiem a transmissão dos grandes eventos, não foram feitos com esse objetivo. "Ninguém desenvolve satélites de comunicação e faz investimentos de milhões de dólares somente para eventos. Os investimentos não são reflexos da Copa ou das Olimpíadas, mas de um bom período econômico", conclui.
Vale lembrar que a Anatel divulgou o edital de licitação de quatro posições orbitais, em julho, e sete empresas enviaram propostas. A sessão de abertura, análise e julgamento das propostas de preço acontecerá dia 30 de agosto, às 10h, em Brasília.
A nova configuração do mercado brasileiro de satélites será debatida pelos dirigentes das operadoras que atuam no País durante o 11º Congresso Latino-Americano de Satélites, promovido pela Converge Comunicações nos dias 6 e 7 de outubro, no Rio de Janeiro. Para mais informações, acesse o site www.teletime.com.br/eventos.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

Top