StarOne quer apresentar novo teste sobre interferência em 3,5 GHz à Anatel

A StarOne realizou um novo teste de compatibilidade do WiMAX com a recepção da banda C do satélite. O teste, que foi realizado no Centro de Referência Tecnológica da Embratel, no Rio de Janeiro, foi supervisionado pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
De acordo com o diretor de regulamentação da StarOne, Luiz Otavio Prates, os resultados corroboram com aqueles obtidos em um outro teste realizado há dois anos, quando a Anatel publicou a resolução 537/2009, que elevou o limite de potência das estações da faixa de 3,5 GHz para até 30 W. "Com 2W ou 5W é algo que a gente acredita que é possível encontrar uma solução conjunta", afirma Prates, fazendo a ressalva, entretanto, que com 5 W de potência ainda há interferência em um raio de pelo menos 400 metros, de acordo com o teste realizado no final do mês passado. A supervisão do INT, na visão do executivo, confere mais legitimidade às medições.
Na semana passada, técnicos da Anatel já tiveram contato com esse novo teste em um evento da Society of Satellite Professionals International (SSPI) onde ele foi apresentado. O próximo passo é agendar uma reunião com a Anatel em Brasília para apresentar oficialmente o resultado do teste. "A Anatel está atenta a este detalhe (interferência). Eles estão conscientes de que existe um problema", afirma o executivo mostrando otimismo na resolução da questão que, segundo as emissoras de TV e as operadoras de satélite, impede a convivência harmônica entre a transmissão do sinal do WiMAX com a recepção da banda C do satélite, seja das antenas parabólicas ou das antenas das emissoras.

Notícias relacionadas
O modelo brasileiro de licitação da órbita geoestacionária e a coordenação entre serviços fixos e satélites serão discutidos pelo conselheiro da Anatel, Jarbas Valente, durante o 11° Congresso Latino-Americano de Satélites, promovido pela Converge Comunicações nos dias 6 e 7 de outubro, no Rio de Janeiro. Mais informações no site www.teletime.com.br/eventos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!