MEF quer auto-regulamentação para assinatura de SVA e sorteios

O modelo de assinatura de serviços de valor adicionado (SVA), que tanta força ganhou nos últimos três anos no mercado brasileiro, pode vir a ter regras criadas pelas próprias empresas. A iniciativa de tentar organizar melhor essa oferta, evitando vendas que firam os direitos dos consumidores e que manchem a imagem do serviço, parte do Mobile Entertainment Forum (MEF), entidade que recentemente criou um capítulo latino-americano. Um grupo de trabalho será criado para discutir o tema. As primeiras diretrizes sobre como os associados devem vender a assinatura de SVA provavelmente ficarão prontas no ano que vem.
Se por um lado o modelo de assinatura conseguiu incrementar as vendas de conteúdo móvel no Brasil, por outro há muitas reclamações de consumidores contra empresas que dificultam o cancelamento ou que vendem o serviço sem que o cliente se dê conta de que pagará por ele. Com intensa publicidade na Internet, a maioria das ofertas é de uma assinatura semanal no valor de R$ 4,99, que dá direito a créditos para serem trocados por games e ringtones.
Além do modelo de assinatura, o MEF identificou a necessidade de o mercado estabelecer regras para a oferta de promoções e sorteios que envolvam SVAs. Isso porque alguns modelos usados no passado, como leilões reversos, geraram controvérsias com órgãos de defesa do consumidor e com a Justiça. "A auto-regulamentação é uma prioridade no Brasil, junto com a redução da carga tributária sobre SVA", afirma o diretor geral do MEF para América Latina, Filipe Rosa.

Notícias relacionadas
O capítulo latino-americano do MEF nasceu com 25 associados e a meta é alcançar 50 até o final de janeiro. Em âmbito global, há mais de 160 associados, incluindo o grupo Telefónica e a TIM. No Brasil ainda é aguardada a adesão das operadoras.
MMA Rosa entende que não há concorrência entre o MEF e a Mobile Marketing Association (MMA). Ele vê as entidades como complementares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!