O iPhone será finalmente lançado pela Vodafone no ano que vem. Mas ao contrário das outras operadoras que aceitaram passivamente o controle da Apple sobre o conteúdo disponibilizado aos consumidores nesse aparelho, a Vodafone está disposta a botar sua marca dentro da telinha do iPhone. A operadora informou que irá submeter à App Store da Apple algumas das aplicações do seu portal de serviços de valor adicionado (SVA), batizado de 360. Se a Apple rejeitar os aplicativos da Vodafone estará batendo de frente com um importante canal de vendas, mas, se aceitá-los, isso significará um passo importante no caminho de dar mais poder às operadoras sobre a experiência dos usuários com o iPhone, analisa o site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com). O portal 360 da Vodafone foi lançado há pouco tempo, inicialmente em terminais com a plataforma LiMo. A operadora pretende incluí-lo também em aparelhos com Android.
Segundo Rethink Wireless, um dos motivos para a Vodafone não ter fechado um acordo de exclusividade com a Apple para lançamento do iPhone em 2007 fora justamente as divergências entre a fabricante e a operadora quanto ao controle do conteúdo disponibilizado ao usuário. Além da Vodafone, a China Mobile é outra grande operadora que demonstra não estar satisfeita em deixar a Apple tomar conta sozinha da experiência dos assinantes no iPhone.
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