Adoção de femtocells está mais devagar que o esperado

Em abril, a ABI Research publicou um estudo no qual previa que seriam vendidos 790 mil femtocells no mundo em 2009. Esta semana, a empresa de pesquisas foi obrigada a rever sua estimativa para baixo. Sua nova previsão é 55% menor que a original: a expectativa agora é de que sejam vendidas no mundo inteiro este ano 350 mil femtocells.
Grandes operadoras, como AT&T, Verizon, Sprint, Vodafone UK e China Unicom já lançaram femtocells. Apesar disso, a adoção ainda está devagar, o que obrigou a ABI a calcular novamente a sua previsão. As explicações, na análise do site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com), seriam o alto preço dos equipamentos; a demora das operadoras em adaptar seus sistemas para o uso de femtocells; e o receio de algumas teles de que uma rápida popularização dessa tecnologia poderia provocar interferências na rede macro.
A ABI ainda acredita que o mercado de femtocells tem grande potencial de crescimento, embora reconheça que sua adoção será mais lenta do que o esperado. A empresa de pesquisas acredita que o ano de 2010 será chave para essa tecnologia: se o ritmo de adoção não melhorar, existe o risco de pequenos fornecedores de equipamentos quebrarem.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!