Integradores criticam regulamentação da Anatel para o PLC

As exigências da resolução 527 da Anatel, que regulamenta a oferta de serviços de telecomunicações via Powerline Communications (PLC), inviabilizam economicamente o uso dessa tecnologia comercialmente no País. Essa foi a mensagem transmitida por integradores durante a décima edição do seminário Powerline Communications, realizado pela Aptel nesta quarta-feira, 11, no Rio de Janeiro. "Considero morta a tecnologia PLC como negócio hoje no Brasil", disse Geraldo Guimarães Jr., presidente da BPL Global, empresa que realizou a integração dos equipamentos nos testes da Copel Telecom no Paraná. "A regulamentação atual baniu o PLC do País", afirmou Maurício Guaiana, executivo da HT Telecom, outra integradora de PLC.
São vários os pontos da regulamentação que dificultam o lançamento comercial de PLC no Brasil, a começar pelo custo de certificação dos equipamentos. Para certificar toda a linha de produtos PLC da Corinex, por exemplo, seriam necessários cerca de R$ 2 milhões, calcula Guaiana. "É assustador. Não há demanda garantida para o fabricante aceitar pagar esse valor. Já recusamos cinco novos projetos depois dessa regulamentação", disse o executivo. Vale lembrar que existe hoje apenas um laboratório capaz de realizar a certificação desses equipamentos no Brasil: o CPqD.
Outro problema são as exigências de limitação de potência para os equipamentos PLC prevista na resolução. Tal restrição foi adotada pela Anatel para evitar interferências sobre serviços já existentes e que trafegam na mesma freqüência, alguns deles utilizados pelas Forças Armadas. A limitação obrigará as empresas a instalar um número grande de repetidores, de forma a garantir uma boa qualidade do serviço. "Vai faltar poste para botar tantos repetidores", criticou Guaiana.

Notícias relacionadas
Técnicos da Anatel e da Aneel presentes no evento procuraram demonstrar que ambas as agências estão abertas ao diálogo, deixando claro que a regulamentação não é estanque e que poderá ser alterada caso se prove que a redação atual está mesmo inviabilizando economicamente os projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!