Telefônica reitera investimentos e diz que denúncia da AET é "curiosa"

O presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, rebateu pela primeira vez nesta quinta-feira, 5, as suspeitas levantadas pela Associação dos Engenheiros de Telecomunicações (AET) de que a concessionária não teria investido os R$ 2 bilhões ao longo de 2008 conforme vem anunciando. "Nossos números são absolutamente transparentes e estamos muito tranquilos com relação a isso", afirmou Valente, que participou das comemorações pelos 12 anos da Anatel.
Nesta semana, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) aprovou requerimento para a realização de uma audiência pública para que a Telefônica esclareça as denúncias sobre essa suspeita de inconsistências no balanço apontadas pela AET. A reunião, no entanto, ainda não tem data marcada para ocorrer.
Valente comentou que achou "curioso" o método usado pela AET para chegar a conclusão de que os investimentos não foram feitos. Segundo informações divulgadas pela associação, a equipe da AET teria entrado em contato com todos os fornecedores de equipamentos para as empresas brasileiras e nenhum deles teria confirmado encomendas da Telefônica. Na visão de Valente, o silêncio dos fornecedores pode ter ocorrido por conta da existência de sigilo nos contratos. "Desconhecemos qualquer documento que comprove essa denúncia. Nos surpreende é que as coisas tenhas sido feitas dessa forma. Não sei qual é a lógica de procurar os fornecedores. É um processo, no mínimo, curioso", afirmou o executivo. "Há um sigilo que envolve essas empresas", complementou.

Notícias relacionadas
Novos investimentos
Enquanto aguarda a oportunidade de esclarecer o assunto no Congresso Nacional, a Telefônica diz que continua trabalhando no reforço da rede após as sucessivas panes em seus serviços de voz e dados. Valente assegurou que o plano antipane – o qual prefere chamar de "plano de estabilização da rede" – está sendo implementado dentro do cronograma apresentado pela Anatel. Mas indicou que alguns pontos podem ser antecipados.
O executivo não quis dar detalhes sobre o andamento dos investimentos no plano alegando que a empresa deve fazer anúncios positivos sobre este tema na próxima semana. Disse apenas que o alvo da concessionária continua sendo o estabelecimento de uma rede mais robusta de dados e a criação de uma infraestrutura redundante para o serviço de emergência.
Este último ponto pode ser o alvo da antecipação a ser anunciada na próxima semana. O cronograma divulgado pela empresa dava conta que a conclusão dessa redundância só aconteceria em dezembro de 2010. No entanto, ao ser questionado se este prazo está mantido, Valente esquivou-se novamente citando os anúncios que serão feitos na próxima semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!