O crescimento dos serviços 3G e a convergência dos handsets com os serviços de valor adicionado (SVA) estão motivando a área de telecomunicações da Samsung a um reposicionamento estratégico global. A tradicional fabricante de celulares pretende se tornar, já a partir de 2010, um forte provedor de multiplataformas de entrega de serviços móveis. Para isso, segundo o vice-presidente da divisão de telecom da Samsung, Silvio Stagni, a companhia aposta na convergência da comunicação entre as "três telas", ou seja, dos celulares, dos computadores e das TVs, tendo o acesso à Internet como o elemento em comum. A empresa, que em abril deste ano lançou TVs com acesso a conteúdos web do Terra e Youtube, começou a revelar os primeiros passos rumo a essa convergência nesta quinta-feira, 22, ao apresentar, simultâneamente em diversos países, nove smartphones, mercado no qual possui participação irrisória e que pretende liderar no país já em 2010. E no início de novembro lançará no país sua nova linha de notebooks e netbooks, pegando carona no crescimento dos serviços 3G e em um segmento de eletroeletrônicos que, segundo a consultoria ABI Research, deve vender no mundo cerca de 139 milhões de unidades (apenas dos netbooks) até 2013. Os novos smartphones, bem como os minicomputadores, serão produzidos localmente. E as novidades não param por aí. A importância de se posicionar como um provedor de serviços é tão grande para a Samsung que a empresa anunciará, em janeiro de 2010, sua loja de aplicativos na Internet (app store), seara onde não é especialista. "Apesar de não ser este nosso core business, a loja agregará aplicativos e inovação à plataforma móvel da Samsung e isso é importante", revela Hamilton Yoshida, diretor de marketing para a divisão de telecom da Samsung. A companhia lançou app stores na França, Itália e Reino Unido e, segundo o Stagni, outros países serão contemplados. O Brasil, no entanto, está entre os quatro países-chave dentro dessa estratégia. O executivo não revela os nomes dos outros três, apenas que são da Europa e Ásia.
Smartphones
A estratégia da Samsung para liderar o mercado de smartphones em 2010 é ser, cada vez mais, multiplataforma. "Fomos a primeira a lançar aparelhos com Android no país. Também temos handsets com Windows Mobile e com o nossa próprio sistema e lançaremos outros smartphones com Symbian no ano que vem. E teremos também o Linux Mobile, quando ele existir", antecipa Stagni, que não perdeu a oportunidade de alfinetar a concorrência. "Ao contrário de alguns dos nossos concorrentes, que trabalham com plataforma única, acreditamos que há públicos para todos, ou seja, cada sistema operacional atende a uma determinada demanda".
TV digital
Outra oportunidade de negócio, para a Samsung, está no mercado de celulares com recepção para a TV digital. "Notamos um crescimento grande nesse segmento e acreditamos que ele irá explodir com a Copa do Mundo, atingindo uma fatia de cerca de 5% da produção já no ano que vem", disse.
No segmento de minimodems, a Samsung segue firme com o intuito de não produzi-los. "Nossos handsets 3G operam como modems. Se o cliente assim desejar, basta ligá-los no cabo USB e utilizar a Internet no computador", explica.
Lançamentos
Os nove smartphones lançados nesta quinta-feira, 22, pela Samsung são o Samsung Galaxy (i7500), o Galaxy Lite (GT-i5700), o Omnia II (i8000), Samsung Pixon 12, Samsung Scrapy2, Scrapy Touch, Samsung Beat Techno (M2520), Samsung Corby e o Samsung Blue Earth (S7550). São handsets voltados para diferentes aplicações, públicos e faixas etárias, com recursos que permitem desde o carregamento de energia por meio de raios solares e o fácil acesso a redes sociais até recursos multimídia de última geração. Um dos handsets (S7550), é produzido com acabamento em plástico reciclado e foi desenvolvido para os usuários com consciência ecológica. Um outro (M2520) reconhece a música que está tocando no ambiente no qual o usuário se encontra e permite que o mesmo compre aquela canção utilizando a rede da operadora. Já o Samsung Pixon 12 está sendo apresentado como o primeiro do mundo com câmera fotográfica de 12 megapixels. Todos os lançamentos estão disponíveis em todas as operadoras e nas maiores redes varejistas do país e custam de R$ 399 a R$ 1799.