OUTROS DESTAQUES
Hosting
Ericsson cria serviço para operadoras móveis
quinta-feira, 05 de agosto de 2004 , 15h18 | POR REDAÇÃO

A Ericsson anunciou nesta quinta, 5, um serviço de gerenciamento e hospedagem de dados e aplicativos para operadoras móveis. A oferta inicial inclui aplicações de mensagens multimídia (MMS), streaming, sistemas pré-pagos e push-to-talk.
Segundo o vice-presidente de serviços da subsidiária brasileira, Edmilson Toledo, serão investidos ao longo deste ano R$ 25 milhões para a criação do serviço, boa parte na criação do centro de hosting de São Paulo, inaugurado em abril.
A expectativa é que, em dois ou três anos, 20% da receita de serviços da Ericsson Brasil seja gerada pelo hosting. A área de serviços responde atualmente por 30% do faturamento total da empresa.
Segundo Toledo, são oferecidos dois modelos de negócios. No primeiro, a tele paga uma taxa inicial e depois compartilha a receita com a Ericsson; e no segundo, a operadora não faz nenhum investimento e compartilha a receita à medida que os clientes forem surgindo. ?O valor da receita compartilhada e o conteúdo disponível para os usuários são definidos em conjunto com a tele?, explica o executivo.
Atualmente estão sendo realizados três testes (de push-to-talk e video streaming) com operadoras brasileiras e latino-americanas. O diferencial, segundo o executivo, é que o serviço permite o compartilhamento de custos para implementação de soluções e riscos do negócio. ?Isso diminuirá o Capex e o Opex das teles e poderá ser revertido em melhores preços para os consumidores?, diz Toledo, sem no entanto mensurar quanto as operadoras poderão economizar com a hospedagem dos aplicativos.
A Ericsson mantém outros cinco centros de hospedagem ao redor do mundo e 25 clientes nessa modalidade. Além dos aplicativos, a empresa oferece gerenciamento de distribuição, conteúdo em parceria com desenvolvedores, e consultoria.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

Top