Nos EUA, AT&T e MCI ficam sob holofotes

Ex-executivos da AT&T Corporation estão trabalhando com a Kohlberg, Kravis, Robert & Company (KKR), uma influente operadora de investimentos, para a aquisição, em bolsa, do controle da operadora de longa distância. É o chamado takeover. O valor de mercado da AT&T é, no momento, de algo em torno de US$ 11 bilhões.
Esta não seria, no entanto, a única possibilidade de mudança no mercado de telecomunicações dos Estados Unidos. A empresa de private equity Leucadia National Corporation já anunciou que está planejando buscar a aprovação das autoridades reguladoras para a aquisição de pelo menos metade da MCI. Por enquanto, porém, não há compromisso.

Aquisição inevitável

Notícias relacionadas

Sejam ou não concretizadas as operações com a KKR e a Leucadia, o fato é que as duas empresas, segundo analistas citados pela CNNMoney, estão bastante vulneráveis a um takeover. É uma questão de tempo.
Primeiro, porque, os preços das ações tiveram quedas espetaculares nos últimos anos. Depois, porque a AT&T e a MCI não parecem ter muito futuro isoladas e sem capital para pesados investimentos. Da telefonia local, praticamente, caíram fora, devido às mudanças quase certas no marco regulatório do setor (fim das tarifas especiais), o que inviabilizará o aluguel de redes de terceiros (unbundling). Da telefonia de longa distância, ficam na dependência de recursos para expandir os serviços de voz sobre protocolo de Internet. O que sobra, então, para despertar a cobiça pela AT&T e a MCI?
O que ainda atrai nessa empresas é exatamente o mesmo motivo que levou as três maiores operadoras brasileiras de telefonia fixa (Telefônica, Telemar e Brasil Telecom) a uma luta desesperada (e frustrada) para adquirir a Embratel: seu cadastro de clientes corporativos. A AT&T e a MCI dominam o mercado de comunicações das empresas, com oferta global de serviços de rede de alta velocidade, produtos sofisticados e consultoria para a montagem de sistemas. As incumbents locais não chegam lá. Elas não conseguem montar negócios corporativos na velocidade requerida e com as tarifas praticadas pelas duas empresas de longa distância.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!