Associação Brasileira de Roaming tem nova direção

Tomou posse na quarta, 27, a nova diretoria da Associação Brasileira de Roaming ? ABR, entidade mantida pelas operadoras de serviços móveis. A nova diretoria será presidida por Guilherme Aleixo Sana, da TIM, que substituiu Paulo Roberto da Costa Lima, da Claro. A vice-presidência será ocupada por José Moreira Silva Ribeiro, da Telimig e Amazônia Celular. Com apenas 22 funcionários, a entidade viabiliza o roaming automático para a telefonia móvel no Brasil. A ABR não tem fins lucrativos e as empresas associadas pagam os custos da operação proporcionalmente ao número de operações de roaming realizadas. A ABR é ainda responsável pelo roaming (e neste caso pela cobrança) do roaming com os países do Mercosul, estando, por enquanto operando apenas para a Argentina e o Uruguai.

Outros serviços

A missão da entidade é funcionar como um consórcio que viabilize a custo reduzido as tarefas comuns que precisam ser realizadas pelo conjunto das operadoras. Neste sentido, a ABR é responsável pela articulação dos cadastros das empresas e pela informação diária dos Códigos de Seleção de Prestadora utilizados no serviço móvel. De acordo com Guilherme Sana, são cerca de 400 operações diárias para informar os dados dos usuários de todas as operadoras móveis a todas as prestadoras de STFC de longa distância: ?se isso fosse feito de forma individual por cada uma das empresas, estas precisariam dispor um total de 400 links estabelecidos entre elas para receber estas informações. Nós montamos uma rede virtual para a prestação deste serviço às operadoras?, explica Sana. A rede é operada pela Embratel.

Notícias relacionadas
A ABR é responsável pela consolidação do cadastro de aparelhos celulares roubados ou desaparecidos. De 1999 até agora, a entidade já contabiliza 1,6 milhão de notificações de roubo ou desaparecimento de aparelhos celulares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!