Nos EUA, estratégia da FCC para unbundling ainda é misteriosa

Há uma reviravolta, ao menos temporária, na questão do unbundling nos Estados Unidos. Deve ganhar uma sobrevida mínima de um ano o aluguel de redes de telefonia fixa (das incumbents) a preços mais baixos para as operadoras de longa distância (como a AT&T, MCI e Sprint) que prestam serviços.
A agência Dow Jones divulgou informação citando fontes confiáveis segundo as quais a FCC estaria prestes a determinar um congelamento de tarifas de unbundling para os próximos seis meses, seguido de um aumento de 15% para os seis meses seguintes. Seria o plano provisório da agência até que sejam definitivamente estabelecidos os novos marcos regulatórios do setor. As regras definitivas estão previstas para o primeiro trimestre de 2005.

Outra direção

Notícias relacionadas

Vale lembrar que a Justiça norte-americana, provocada pelas operadoras locais, havia suspendido as regras de unbundling da FCC por meio das quais as incumbents eram obrigadas a dar passagem até os usuários para serviços concorrentes, a preços de atacado, cerca de 40% abaixo do custo normal. Como a FCC não apelou, a AT&T entendeu que o governo Bush havia desistido de promover a competição nesse segmento. O que ficou ainda mais patente, poucos dias depois, quando o presidente da FCC, Michael Powell indicou que estaria pensando em outro padrão de concorrência em telecomunicações. As fixas seriam preservadas para dar lugar a uma luta mais acirrada na banda larga, especialmente com VoIP. Nessa selva, o embate deve ser bem mais amplo, incluindo as operadoras de TV a cabo.
Na seqüência, a AT&T anunciou que deixaria de prestar o serviço local em sete Estados norte-americanos.
As operadoras de longa distância, é claro, gostam da idéia. Mas não estão tão seguras de que seja duradoura. A porta-voz da AT&T, Claudia Jones, disse que esse plano provisória não dá certeza de sua validade.
Aliás, a decisão de recuar no serviço local em vários estados já havia sido tomada mesmo quando a Bell South e a SBC haviam declarado sua intenção de não aumentar de pronto as tarifas de atacado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!