Juiz nega pedido da Telemar e mantém suspensão do aumento

O Juiz da 9ª Vara da Justiça Federal do Rio de Janeiro, Luiz Eduardo Bianchi Cerqueira, negou nesta terça, 6, o pedido de reconsideração de liminar encaminhado pela Telemar na noite de segunda-feira. Contina suspenso, então, o aumento das tarifas telefônicas no Estado. O argumento da operadora era que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia julgado assunto similar no ano passado e dado ganho de causa às companhias de telefonia. O juiz fluminense negou o pedido por entender que a decisão do STJ se refere somente ao reajuste de 2003, enquanto a liminar por ele concedida diz respeito ao aumento das tarifas de 2004.
Quanto ao pedido da autora da ação, a Associação Fluminense do Consumidor e Trabalhador (Afcont), pela inclusão da Brasil Telecom e da Telefônica no processo, o juiz esclareceu que sua competência se limita ao Rio de Janeiro. Ele informou que só incluirá as duas empresas se a Afcont demonstrar que ambas atuam no Estado. A Embratel, por sua vez, sediada no Rio e com atuação nacional, citada pela autora, informou que não abrirá mão do seu direito de recorrer da decisão.

Chuva de ações

Notícias relacionadas

O presidente da Afcont, o advogado Alexandre Verly, disse que pretende entrar em contato com órgãos de defesa do consumidor de todo o Brasil a partir desta quarta-feira, 7, para incentivá-los a entrar com ações similares em seus respectivos Estados. Assim, é possível que surja uma chuva de ações contra o reajuste das tarifas, tal como ocorrido no ano passado. ?Vamos procurar todos as entidades que entraram na Justiça em 2003 contra o reajuste, começando pelo Idec, em São Paulo?, afirmou Verly.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!