Setor de telecomunicações tem trimestre expressivo

Como se previa, as ações do setor de telecomunicações tiveram em junho um desempenho melhor que a média do mercado. O Índice de Telecomunicações fechou o mês com alta acumulada de 10,63%, contra 8,20% do Ibovespa.
As razões desse desempenho são conhecidas: os investidores acreditam que a telefonia se beneficia com a melhora acentuada do emprego e das vendas de bens de consumo. Fora isso, muitos papéis do setor estavam exageradamente desvalorizados.
A campeão de junho é sem dúvida a Embratel, com valorização de 24,5%. A companhia deve se beneficiar com a entrada da Telmex e, agora, com as possibilidade abertas pela entrada da Telmex na Net Serviços.

Notícias relacionadas
Também tiveram desemprego acima da média os papéis das operadoras pertencentes à Vivo. Nesta ordem: Tele Sudeste Celular (+16,8%), Telesp Celular (+13,8%), CRT Celular (+12,2%) e Tele Leste Celular (+11%). A Tele Leste forma com a Telesp Fixa as únicas duas operadoras de telefonia com alta no ano.
As operadoras da TIM não tiveram desempenho tão bom, em função do processo de reestruturação societária. Tele Nordeste Celular caiu 4,35% e a Tele Celular sul só avançou 0,5% no mês. Apenas a TIM Sul teve um desempenho destacável, com alta de quase 14%.
Das fixas, a Telemar teve alta de 12% (puxada no último dia) e Brasil Telecom acabou ficando no nível do Itel (10,7% na operadora) devido a alta desta quarta-feira, após decisão do Cade permitindo a volta da Telecom Italia ao grupo de controle de forma limitada. A Telesp teve alta de 8,7% e a Telemar ) ficou na média do mercado.

Destaque

Analista ouvidos por TELETIME News acreditam que o setor de telecomunicações na bolsa deva continuar acima da média em julho. São três as principais razões: 1) O efeito do aumento de tarifas sobre as receitas das operadoras de telefonia fixa. Principalmente os 7,43% da assinatura; 2) Impacto cambial do segundo trimestre sobre as dívidas será 1% menor do que se projetava; e 3) O terceiro trimestre deve observar nova aceleração das vendas de bens de consumo.
O destaque de julho pode ser Telemar, de acordo com Victor Martins, do Banco Safra. Não apenas porque o preço do papel está ?atrasado? em termos relativo ao setor, mas também porque colherá os benefícios da nova aceleração da Oi, sua operação de telefonia móvel. Como se sabe, a empresa atingiu a marca de 5 milhões de assinantes, conquistando 21% do mercado da sua região (Minas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Alagoas). O Banco Espírito Santo vai na mesma direção com preço-alvo para TNLP de R$ 60,15 ? um potencial de valorização de 53%.
A Telemar deve anunciar os seus resultados referentes ao segundo trimestre no próximo dia 29 de julho, antes da abertura do mercado. A tele-conferência com o mercado deve se realizar no dia seguinte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!