Para Abranet, ICMS no acesso à web limita competição

A cobrança de ICMS sobre o serviço de acesso à internet – entre 12% e 35%, dependendo do Estado – poderá ter várias conseqüências negativas, como a diminuição do número de competidores e até a saída de vários deles do Brasil, por não terem como manter preços competitivos para o usuário, na opinião do presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet (Abranet), Cassio Vecchiatti. ?Por causa da sanha arrecadadora dos Estados em aumentar a carga para elevar as receitas, os provedores de acesso vão migrar para onde a carga tributária for menor?, prevê. Vecchiatti diz que o setor não se nega a pagar imposto, desde que o percentual seja razoável. Segundo ele, o ISS, cobrado pelos municípios sobre serviços de valor agregado e que varia de 2% a 5%, é razoável e todos os provedores pagam.
Está em andamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ) o julgamento de uma ação sobre a aplicação do ICMS ou do ISS sobre o acesso à internet. Os votos dos ministros da Primeira Seção do STJ estão empatados, por enquanto, com dois votos cada um. A votação foi suspensa no último dia 23 por um pedido de vista do ministro Castro Meira.
A grande questão aqui é a classificação do acesso à internet como serviço de valor agregado – tributado pelo ISS dos municípios – ou como serviço de telecomunicações – tributado pelo ICMS dos Estados. Uma saída para provedores e, por conseqüência, para usuários não sofrerem o impacto de até 35% de imposto, na opinião de Vecchiatti, seria a aprovação de um projeto de lei no Congresso Nacional determinando o acesso à internet como serviço de valor adicionado.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!