Anatel aprova venda da Embratel para a Telmex

O Conselho Diretor da Anatel aprovou a anuência prévia para que a Latan Brasil (empresa controlada pela Telmex) passe a controlar a Embratel S/A, a Vésper S/A, a Vésper São Paulo e a Star One, empresas do grupo Embrapar anteriormente controladas indiretamente pela MCI. O Conselho determinou um prazo de 18 meses para que sejam regularizadas as superposições de área de prestação de serviço existentes entre as empresas. Após a anuência prévia, a empresas envolvidas podem concluir formalmente o negócio e dar prosseguimento aos atos subseqüentes relativos à transferência de controle. A agência deverá, a partir de agora, instruir o ato de concentração para encaminhamento ao Cade, uma vez que as empresas envolvidas se enquadram no dispositivo legal que exige esse tipo de providência.

Superposição de outorgas

O presidente da Anatel detalhou as superposições de outorgas que atualmente afetam as empresas envolvidas na transação. Quando a Embratel adquiriu a Vésper São Paulo e a Vésper S/A, idenficou-se a superposição da prestação de telefonia local, longa distância nacional e internacional (LDN e LDI) entre a nova controladora e as controladas. A agência concedeu prazo até 23 de maio de 2005 para que as superposições fossem desfeitas.

Notícias relacionadas
Quando a Telmex adquiriu o controle da AT&T Brasil, foi identificada a superposição de áreas de prestação de serviço de LDN e LDI em relação à Claro, operadora de SMP. A Anatel deu prazo até 2 de agosto de 2005 para que a situação fosse resolvida. Com a compra do grupo Embratel pela Telmex, surgem novas superposições (LDN e LDN). Neste caso, as empresas terão igualmente 18 meses para resolver o problema a contar da data da publicação do ato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!