Satélite proverá infra-estrutura de acesso e localização em ônibus

A Anatel lançou nesta segunda-feira, 21, a segunda fase dos experimentos do Serviço de Comunicações Digital (SCD) prestado por um ônibus itinerante, desta vez com utilização de sistemas via satélite. Com o patrocínio principal da Star One, o ônibus montado pela Conect Bus e CPM conta agora com novos parceiros que deverão testar outros aplicativos, especialmente soluções educativas. Participam do experimento, a Globastar e o Instituto Militar de Engenharia (IME), que vão testar em conjunto a utilização de software especialmente desenvolvido para o projeto. O serviço de localização utiliza o equipamento da operadora por satélite, enquanto a Positivo Informática, empresa do grupo Positivo de Curitiba, oferece os softwares e conteúdos pedagógicos.
A segunda fase será realizada a partir do dia 24, com a partida do ônibus para acompanhar o Rally dos Sertões, no qual fará o papel de mídia center atendendo os jornalistas que acompanharão o evento esportivo. De acordo com a equipe pedagógica da Positivo Informática, que também vai acompanhar o experimento, no caminho de ida, os professores mobilizarão professores e alunos de seis escolas em localidades de seis Estados por onde passará a competição.
Na volta, o ônibus ficará dois dias em cada uma dessas localidades para colher os resultados da mobilização pedagógica e promover a comunicação por internet dos alunos dessas localidades com alunos em outras localidades brasileiras que utilizam o software e o conteúdo desenvolvido pela Positivo. O veículo está equipado com um servidor e oito terminais.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!