Abrafix encaminha estudo à Anatel para cálculo de novo índice

A Abrafix (associação representativa das concessionárias fixas locais) divulgou nesta sexta, 18, a sua proposta de metodologia para cálculo do Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), que deve substituir o IGP-DI nos novos contratos, que começarão a vigorar a partir de janeiro de 2006. O estudo, elaborado pela LCA Consultores, foi entregue à Anatel formalmente na última quinta-feira. Segundo o presidente da Abrafix, Carlos de Paiva Lopes, o objetivo da entidade é apresentar subsídios para ajudar a agência a construir o índice do setor.
A metodologia elaborada pela consultoria categorizou e ponderou a estrutura de custos operacionais das concessionárias locais e, na simulação com insumos de 2003, utilizou indicadores para a composição do IST na seguinte proporção: IPCA, 15,4%; IPA-IT, 30,2%; IGP-DI, 40% e IGP-M, 14,4%. A variação dos indexadores aplicados ao peso da estrutura de custos resultaria em um IST para 2004 de 7,3%, referente ao período de junho de 2003 a maio de 2004.
Nesse caso, o IST não traria uma diferença sensível para o cálculo do reajuste das tarifas, uma vez que o IGP-DI no mesmo período foi de 8%. De acordo com o diretor da consultoria, Luciano Coutinho, o resultado foi semelhante porque o IGP (DI e M) compõem mais de 54% dos custos de 2003, mas a composição dos custos pode variar a cada ano.

Notícias relacionadas

Anatel

A Anatel já trabalha internamente com um modelo preliminar do IST, desenvolvido pela Superintendência de Serviços Públicos, desde setembro de 2003. De acordo com informações da agência, a idéia é de que até o fim deste ano aconteça a licitação para contratar a consultoria que construirá o modelo do índice setorial para, posteriormente, ser colocado em consulta pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!