Projeto será votado em plenário dia 6 de julho

O deputado Leonardo Picciani (PMDB/RJ), relator do PL 3.337/2004, que trata das agências reguladoras, anunciou nesta quinta, 17, que por acordo de líderes o projeto deverá ser votado no plenário da Câmara no próximo dia 6 de julho. Na manhã desta quinta-feira, a comissão especial que analisa o projeto ouviu o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, na última da longa série de audiências realizadas para debater a proposta do governo. Palocci fez uma exposição inicial destacando a importância da atividade das agências para atrair investimentos em infra-estrutura e permitir o aumento da renda per capita no País e a conseqüente diminuição da pobreza. O ministro citou estudos comparativos entre a Ásia e América Latina que demonstram a importância deste tipo de investimento para alavancar o crescimento de um país. No debate, do qual participaram 15 deputados, o ministro revelou o interesse do governo em aperfeiçoar o projeto ?para o bem do País, e não para benefício do governo atual?, de modo a melhorar e uniformizar o modelo das agências criadas de forma diferente por motivos históricos. Palocci salientou a abertura do governo em relação às possíveis modificações que o Congresso venha a realizar na proposta, citando como exemplo a lei de falências, que, na sua opinião, sairá do Congresso com um texto bem melhor que o apresentado. Não foram poucas as manifestações no sentido de obter acordo entre o governo e a oposição em relação a pontos inicialmente considerados divergentes.

Outorga

Em relação ao ponto que é considerado o de maior dificuldade para se obter algum tipo de consenso, o deputado e ex-ministro Eliseu Padilha (PFL/MG) ressaltou a inconstitucionalidade do dispositivo que prevê a delegação às agências do processo de outorga de serviços públicos. Começou a ficar clara no debate a construção de um consenso de que caberia aos ministérios a definição sobre que objetos outorgar, bem como formalizar a outorga, cabendo às agências todo o processo licitatório e a posterior fiscalização sobre o cumprimento dos contratos. Diversos deputados acentuaram a discrepância entre o discurso governamental (especialmente o expresso pela ministra Dilma Rousseff e pelo ministro Palocci) e a proposta que foi encaminhada pelo governo ao Congresso.

Notícias relacionadas

Contingenciamento

Questionado sobre o contingenciamento de recursos das agências oriundos de taxas de fiscalização (como acontece especificamente em relação à Anatel, Aneel e ANP), o ministro Palocci respondeu que todos os ministros o procuram para evitar o contingenciamento que visa a formação do superávit fiscal: ?O que é que eu faço? Todo mundo diz que o seu ministério é prioritário, se eu for atender a todos não consigo obter o superávit necessário.? Em tom de brincadeira, Palocci disse que já propôs aos ministros que cada um gaste somente aquilo que arrecada, sendo que o Ministério da Fazenda ficaria com os recursos obtidos pela Receita Federal. No debate, o ministro admitiu que a situação de agências com recursos vinculados às taxas de fiscalização é complicada porque estes recursos têm destinação específica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!