Operadoras GSM são o foco da Qualcomm esse ano

A Qualcomm quer expandir sua área de atuação nesse ano e oferecer a plataforma Brew (tecnologia proprietária para aplicações multimídia) para operadoras GSM/GPRS de todo o mundo. Na Europa já existe um grupo de trabalho conversando com as teles móveis.
Embora a empresa seja proprietária da patente do CDMA, a presidente da divisão QIS (Qualcomm Internet Services), Peggy Johnson, explica que o Brew pode ser integrado a qualquer outra plataforma de rede. ?Inicialmente conversamos com as operadoras que são nossas parceiras, agora pretendemos expandir as operações, inicialmente para quem utiliza GSM, mas posteriormente podemos trabalhar com i-mode ou qualquer outro padrão?, disse a executiva.
A America Latina, que hoje representa entre 15% e 20% das aplicações Brew comercializadas, deve receber novos investimentos. O diretor regional para as Américas, Marcelo Valdez, explica que o Brew, na verdade, não é vendido, é uma licença dada a qualquer operadora e fabricante de aparelhos que queira utilizá-la, e a Qualcomm ganha apenas na divisão da receita dos serviços utilizados. ?O Brew ainda não nos dá muito dinheiro, representa menos que 15% da receita da divisão QIS (responsável também por sistemas de rastreamento e outros royalties), mas deve crescer nos próximos anos e por isso queremos ter o maior número de parceiros?, diz Valdez.

Notícias relacionadas
O executivo afirma que o desenvolvedor sempre fica com a maior parte da receita gerada e este repassa à Qualcomm uma outra porcentagem não divulgada. ?Cada região do planeta tem um modelo de negócio diferente. Na Coréia, por exemplo, as operadoras exigem serem as donas dos aplicativos e compram dos desenvolvedores. De qualquer forma, ganhamos uma porcentagem em cima dessa transação?, explica Valdez sem dar detalhes dos valores praticados.
Ainda neste ano, a América Latina deverá ser palco de várias miniconferências para a divulgação do Brew, mas o Brasil não será um dos primeiros porque foram realizadas atividades com esse fim no ano passado. ?Embora o Brasil represente 50% do mercado latino-americano, deixaremos os road shows para 2005?, diz Valdez.
Cerca de 30 operadoras no mundo utilizam Brew atualmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!