Saída de Valente reduzirá conselho a três membros

O ex-conselheiro Antônio Carlos Valente, que anunciou sua saída da Anatel nesta sexta, dia 4, considera sua missão cumprida junto à agência. Para ele, a tarefa mais importante que fica para a Anatel daqui em diante é a inclusão digital, ?que, aliás, não deveria ser uma tarefa exclusiva da Anatel, mas uma tarefa de todo o governo e uma tarefa de toda a sociedade?, afirmou. Ele considera que deixou os trabalhos relativos ao SCD bem encaminhados. Em janeiro deste ano, o conselheiro havia tirado 30 dias de férias, dos quais só aproveitou sete. Segundo fontes da Anatel, ele foi solicitado a interromper as férias para ajudar nas questões relativas ao SCD. Na entrevista em que anunciou sua demissão, Valente não admitiu que a diminuição de sua renda pela metade, conseqüência de sua saída do conselho de administração da Perdigão, tenha pesado na decisão. Recorde-se que os conselheiros da Anatel, quando a agência foi criada, foram indicados para cargos em empresas estatais ou em que a fundação Sistel era acionista. Essa foi a solução dada por Sérgio Motta para viabilizar economicamente o conselho da agência, segundo declarações de testemunhas da época. Quando o fato veio à tona, contudo, Valente admitiu a mais de um interlocutor que sua saída do conselho da Perdigão (onde a Sistel era acionista), inviabilizava sua presença na Anatel e que ele não estava vendo solução para o caso. Nos últimos meses, ainda segundo testemunho de funcionários da agência, Valente vinha se mantendo bastante retraído e silencioso.

Em boas mãos

Desde fevereiro a Anatel encaminhou à Casa Civil da presidência da República (via Ministério das Comunicações) uma lista com os três nomes que interinamente cobririam a vaga de conselheiro aberta com a saída de Luiz Tito Cerasoli. Mas a Presidência não ratificou a lista, de modo que o conselho vem funcionando com apenas quatro membros. Encabeçam a lista encaminhada ao Planalto os superintendentes Jarbas José Valente, Ara Apkar Minassian e Rubens Donati Jorge. Como o decreto com a nova lista ainda não foi publicado, por razões desconhecidas, a saída de Antônio Carlos Valente deixa o conselho diretor reduzido a três membros: Pedro Jaime Ziller, José Leite Pereira e Luiz Alberto da Silva, número que, aliás, corresponde ao quorum mínimo para o seu funcionamento.

Notícias relacionadas

A nova vaga

Apesar das repetidas especulações de que o nome de Plínio de Aguiar Júnior já estaria escolhido para ocupar a vaga aberta na Anatel, o novo conselheiro ainda não foi indicado formalmente. Agora, abre-se uma nova vaga para ser ocupada por apenas cinco meses. De acordo com especulações de funcionários da Anatel, o segundo nome somente seria indicado após o término do mandato do conselheiro Valente, em 5 de novembro. Ainda segundo as mesmas fontes o próximo nome a ser indicado para o conselho será o de Márcio Wohlers, assessor especial do ministro das comunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!