Scaloppe e Goldberg divergem sobre projeto

Em suas exposições durante audiência pública promovida nesta quinta, 3, pela comissão especial que analisa na Câmara o PL 3337/2004, sobre agências reguladoras, e posteriormente ao responder perguntas dos deputados, Luiz Alberto Scaloppe, conselheiro do Cade, e Daniel Goldberg, Secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça, divergiram radicalmente sobre alguns pontos da proposta em discussão.
Para Scaloppe, da forma como está, o projeto pode provocar dúvidas sobre qual órgão deverá investigar as questões concorrenciais: a Anatel ou a SDE. O conselheiro do Cade lembrou que na representação que avalia a possível formação de cartel entre as três grandes concessionárias de telefonia fixa, a Brasil Telecom já fez formalmente este o questionamento ao Cade. ?Isso será certamente um problema que vai acabar sendo apreciado pela Justiça?, observou o conselheiro.
Goldberg, por sua vez, disse que, dos problemas que possam existir no projeto, este é o que menos preocupa. Especificamente em relação ao exemplo oferecido pelo conselheiro do Cade, o secretário afirmou que a investigação está sendo feita tanto pela SDE quanto pela Anatel, e toda a documentação está sendo compartilhada. ?De forma alguma haverá um relatório conflitante sobre o assunto, e nem ao menos os relatórios serão apresentados em datas diferentes?, lembrou o secretário.

Notícias relacionadas

Modelo ideal

Em relação à defesa da concorrência, Scaloppe, idealiza um modelo onde o Cade continuaria a ser o ?tribunal?, a SDE seria a ?polícia" responsável pela investigação, e a Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico), do Ministério da Fazenda, seria responsável apenas pela elaboração de pareceres. O conselheiro do Cade questionou ainda a maneira como o projeto trata a questão do ouvidor: ?se é para defender o consumidor junto à agência, não é preciso haver um ouvidor, porque a agência já tem um corregedor que deve cumprir esta missão. Eu tenho certeza de que a intenção do projeto não foi nomear um fiscal do governo para atuar dentro das agências, mas, da maneira como ficou a proposta, a impressão que dá é justamente esta?, disse Scaloppe.
Para Goldberg, como todo organismo vivo, as agências têm sua fisiologia e sua patologia. ?Por esta razão, alguém, tenha o nome que tiver, deverá exercer a função de ouvidor ou corregedor para ouvir e sugerir alterações nos procedimentos, sempre sob o ponto de vista dos usuários dos serviços?. Na visão do secretário, é uma ilusão acreditar que a função regulatória não implique escolhas que possam provocar contenciosos entre os entes regulados e os usuários dos serviços. Por isso, segundo ele, uma avaliação permanente da atuação das agências seria imprescindível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!