Operadoras TIM recuperam perdas na Bolsa, mas só em parte

As ações da Tele Celular Sul (TCSL) e da Tele Nordeste Celular (TNEP) voltaram a subir nesta quarta-feira, 2, mas não o suficiente para recuperar as perdas impostas na véspera pelos investidores, que não gostaram da reestruturação societária a ser feita pela controladora TIM. De acordo com a decisão dos controladores, a TNEP vai ser incorporada pela TCSL, com uma relação de troca na base de uma ação Tele Nordeste por 0,9261 da Celular Sul, tanto nas preferenciais (PN) quanto nas ordinárias (ON).
São dois os argumentos da TIM para fazer a incorporação: 1) a soma das ações das duas resultaria em maior volume, dando maior liquidez a ambas na bolsa ; 2) a unificação permite redução de custos mediante sinergias operacionais e administrativas.
O fato, porém, é que analistas e investidores não gostaram. Principalmente porque consideraram a relação de troca ruim para os portadores de papéis da Tele Nordeste Celular. A Fator Corretora, por exemplo, pelo preço-alvo das duas, acha que o correto seria um por um. Para o Banco Espírito Santo, a relação certa seria de uma TNEP por 0,9577 da TCSL. Só aí se vê que o cálculo de perda para os acionistas pode variar de 3,5% a 7,4%. Não foi por coincidência, nesse sentido, que TNEP PN caiu 7,34% e TNEP ON perdeu 8,44%.

Notícias relacionadas

Desconfiança

Mas, se a relação de troca foi boa para a Tele Celular Sul, por que seus papéis também despencaram na terça-feira, dia 2 (5,4% nas ON e 6,27% nas ON)?
Aí, segundo os analistas, trata-se, fundamentalmente, de uma reação de desconfiança. Primeiro, porque a própria TIM teria dito, em reuniões com os profissionais, que a redução de custos resultante da incorporação seria apenas marginal. E que também não seriam significativos os ganhos fiscais, já que não são as holdings que ficam com os benefícios originados dos ágios pagos nos leilões de privatização. Depois devido ao seguinte questionamento: se os controladores incorporaram a TNEP pela TCSL por uma relação de troca considerada desfavorável para uma delas, por que não o fariam, no futuro, também com a incorporação da TCSL pela TIM Brasil? O potencial, dessa forma, seria desfavorável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!