Anatel prepara consulta pública sobre faixa dos 450 MHz

A Anatel abrirá na semana que vem a consulta pública para discutir a destinação da faixa de 450 MHz no Brasil. Segundo o vice-presidente da agência, Antônio Carlos Valente, a intenção é de que o espectro seja utilizado para telefonia fixa, serviços móveis, trunking e, principalmente, para o SCD (Serviço de Comunicações Digitais).
Valente ressalta que a Anatel está estudando os problemas de interferência em 450 MHz, pois a faixa já é muito utilizada hoje em dia. "Estamos trabalhando para que a licitação de 450 MHz aconteça até o fim do ano", disse o conselheiro.
A respeito da crítica da Siemens sobre o alto custo da solução em 450 MHz para o SCD, Valente disse que essa faixa de freqüência não é a única opção e o futuro dirá se ela é de fato a melhor alternativa. Para a Anatel, a grande vantagem da faixa de 450 MHz é seu raio de 50 km de alcance com uma única ERB.

Notícias relacionadas

Tarifas

Valente não espera que este ano haja nova polêmica em torno do aumento das tarifas telefônicas, tendo em vista que tanto o IGP-DI quanto o IPCA nos últimos 12 meses giram em torno de 5%. O conselheiro espera que as operadoras comecem a levar em conta o efeito da vinculação da tarifa de interconexão com a tarifa de uso, que passará a valer a partir de janeiro de 2006.
Questionado sobre o pedido da Brasil Telecom de que o unbundling valha para todas as redes e não apenas para a telefonia fixa, Valente respondeu: "Demos apenas o primeiro passo". O vice-presidente da Anatel participou da abertura da Conferência Regional Lation-americana de CDMA, nesta quinta-feira, 27, no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!