Controle do iG desperta dúvidas

A venda de 63% do capital total do iG para a Brasil Telecom S.A. (BrT) esta semana ainda gera dúvidas entre analistas de mercado. Apesar de a operadora e sua holding Brasil Telecom Participações (BTP) deterem juntas agora 72,45% do capital total do provedor gratuito, isso não é garantia de que terão o seu controle. A dúvida se deve à falta de informações a respeito de quantas dessas ações têm direito a voto. No comunicado enviado pela operadora à CVM, fala-se apenas que foram compradas ações de diferentes classes, com e sem direito a voto, sem, contudo, detalhar seus percentuais.
Segundo uma fonte bem situada no mercado, a participação de 27,55% mantida pelo Opportunity no iG englobaria 50% das ações com direito a voto. Os outros 50% estariam agora nas mãos da BrT. O controle, portanto, seria compartilhado entre as duas companhias. Porém, na opinião dessa fonte, antes de qualquer crítica, é preciso saber como ficará o acordo de acionistas do iG após as mudanças. Ela entende que, caso o controle seja mesmo compartilhado, sem qualquer vantagem assegurada para a BrT no acordo de acionistas, a compra de 63% do capital total talvez não tenha sido tão interessante para a operadora. Hoje a BrT é controlada pelo próprio Opportunity, mas se um dia for vendida ou passar para as mãos de outros sócios (como Telecom Italia e fundos de pensão), os novos donos terão que conviver com o banco de Daniel Dantas na gestão do provedor gratuito.
A respeito de um possível conflito de interesses na venda do iG, o presidente demissionário da CVM, Luiz Leonardo Cantidiano, disse à imprensa nesta semana que a autarquia pretende investigar o assunto. Opportunity e iG foram procurados por Teletime News mas não esclareceram as dúvidas sobre a proporção do capital votante no provedor gratuito.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!