Unbundling ajudará a dobrar base de ADSL, prevê Valente

O despacho que regulará a desagregação das redes de acesso de telefonia fixa, ou o unbundling, deve sair nas próximas semanas, segundo o conselheiro e vice-presidente da Anatel, Antônio Carlos Valente. O conselho da agência, disse ele, já resolveu os últimos questionamentos das operadoras, faltando agora apenas elaborar as regras e obrigações para a oferta e uso das redes de acesso das incumbents por terceiros. Deverão também, segundo Valente, ser definidos os valores máximos a serem praticados no unbundling, por meio de medida cautelar da Anatel.
Na opinião do conselheiro, os benefícios do unbundling ao consumidor envolverão principalmente o aumento da oferta de serviços de banda larga. Como ele explica, os cerca de 1,2 milhão de acessos de banda larga instalados no País, dos quais um milhão em ADSL, representam ainda uma base muito reduzida, mesmo em relação aos lares das classes A e B, a quem o serviço inicialmente se destina. ?Se conseguirmos dobrar esta base até o fim do ano, será muito bom?, comenta.
Para a elaboração das regras para o unbundling, a Anatel teve de contrapor-se a diversas objeções das incumbents. As operadoras alegaram, por exemplo, que teriam custos adicionais com a preparação de suas redes para abri-las para uso da concorrência. A Anatel respondeu que, por outro lado, as incumbents também terão ganhos adicionais com o aluguel de suas redes. Outra reclamação foi de que deveria haver uma regulamentação específica para o unbundling. A agência, por sua vez, rebateu afirmando que se as próprias concessionárias já oferecem ADSL em suas redes sem um regulamentação específica para isso, não faria sentido exigir a criação deste instrumento para outras empresas. Valente participou do seminário sobre comunicações móveis para jornalistas promovido pela Vivo nesta sexta, 30, em São Paulo.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!