Sercomtel testa rede NGN em operação de TV a cabo

A Sercomtel realiza testes com equipamentos de NGN (redes telefônicas de próxima geração) com a operadora de TV a cabo Adatel, pertencente ao mesmo grupo. Segundo o gerente de planejamento e engenharia da operadora, Willis José Rodrigues, a intenção é conhecer a nova tecnologia e testar a convergência de serviços em rede de TV a cabo.
O teste com a Adatel é realizado em Osasco, na Grande São Paulo, com equipamentos classe 4, para tráfego de longa distância. Paralelamente a este teste, a operadora faz um trial classe 5 (para implantação de serviços) em Londrina, na rede STFC da própria Sercomtel.
Na próxima semana, os dois estudos devem terminar e Rodrigues encaminhará os resultados à diretoria da operadora, que decidirá pela implantação ou não da evolução em sua rede e, em caso positivo, quando isso será feito.

Notícias relacionadas
No teste com a rede de TV da Adatel, a operadora utiliza um equipamento CMTS da Motorola, que conecta os sinais provenientes dos set-top boxes dos consumidores à rede de telefonia da tele. Em Londrina, a Sercomtel utiliza softswitches da norte-americana Clarent.
Os resultados, por enquanto, são satisfatórios, segundo Rodrigues. Porém, ele ressalta que adaptações teriam que ser feitas nos equipamentos de rede. Mas a operadora não tem pressa na utilização da NGN. ?As cidades onde atuamos são próximas e por isso não temos tráfego de longa distância. Em termos de serviços, não existe novidade no mercado que não possa ser oferecida com um pequeno investimento na rede TDM (comutação por circuito)", explica. Entre os serviços testados estão o tráfego de voz, fax, dados e internet na rede de TV a cabo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!