Empresa que está no controle BrT deixou de existir, diz jornal

Reportagem do jornal britânico Financial Times que circula nesta terça, dia 9, revela mais um fato sem explicação na complicada estrutura societária da Brasil Telecom: a empresa usada pelo Citibank para manter participação indireta na Timepart (controladora da Solpart S/A com 62% das ações ordinárias) simplesmente deixou de existir no final de 2001. Trata-se da CSH LLC, empresa que tem quase a totalidade das ações da Telecom Holdings, que tem um terço da Timepart Participações Ltda. Desde então, a Brasil Telecom continua tratando a CSH como se ela existisse em toda a documentação enviada à Securities and Exchange Commission (SEC), nos EUA, e Anatel e CVM, no Brasil. A participação do Citi via CSH já era, em si, um fato omitido pela BrT, conforme revelou este noticiário. A Anatel deu à Brasil Telecom até a próxima sexta, dia 12, para explicar quem são os controladores indiretos da empresa. O Financial Times levantou em Delaware a documentação recente referente à CSH e descobriu que a empresa teve seu registro cancelado em 30 de novembro de 2001.
No entanto, desde então a BrT continua tratando a CSH como se ela existisse. Ao jornal britânico, a Brasil Telecom disse que os dados passados à SEC eram os que dispunha e que não foi informada de nenhuma mudança. A BrT, contudo, sequer citava, em junho de 2003, a presença do Citibank via CSH. Dizia que essa empresa era, até onde sabia, de uma certa "família Woog". A ligação entre a CSH e o Citibank, entretanto, foi confirmada por vasta documentação que só agora veio a público e pelo testemunho de Manoel Rocha, advogado do Citi no Brasil.
A Telecom Italia e o grupo italiano Pirelli estão com as relações comerciais com o Citibank rompidas por conta dessa ligação.

Notícias relacionadas
Agora, a BrT terá, até sexta-feira, que dizer não só quem estava por trás da CSH como quem "herdou" esta participação depois que a empresa teve seu registro cancelado nos EUA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!