Para analistas, BC mudará (para cima) meta de inflação

Presidente de um importante conglomerado do setor financeiro disse ao TELETIME News nesta quarta, 3, que diretores do Banco Central estão sondando a opinião de alguns expoentes do mercado sobre uma eventual mudança (evidentemente para cima) da meta de inflação para 2004. Como se sabe, o Conselho Monetário Nacional estipulou que a meta seria de 5,5% para 2004 e de 4,5% para 2005, ambas com um intervalo de tolerância de 2,5 pontos percentuais.
Fonte próxima ao presidente Lula admite que essa talvez seja a saída para apressar a queda da taxa básica de juros, sem criar uma crise profunda entre o governo e o Banco Central. Os diretores do BC (com a exceção do presidente Henrique Meirelles, mais sensível às dificuldades políticas do governo) são contra a redução dos juros, a menos que se esteja seguro de que não há risco de uma escalada inflacionária, ou que o CMN mude a meta.
Se essas informações se confirmarem ? e isso interessa de perto às empresas de telecomunicações endividadas em dólares ? haveria uma pressão maior sobre a taxa de câmbio. Além disso, haveria a necessidade de recálculo de custos, devido à pressão dos preços; e de receitas, em razão da possibilidade de melhora da atividade.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!