CNC diz que cobrança de ISS é inconstitucional

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) entrou nesta quarta, 18, no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra a incidência do Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre aluguéis de infra-estrutura de telecomunicações. A ADIN tem como objetivo suspender a eficácia e declarar a inconstitucionalidade do subitem que aborda a cobrança do ISS sobre ?locação, sublocação, arrendamento, direito de passagem ou permissão de uso, compartilhamento ou não, de ferrovia, rodovia, postes, cabos, dutos e condutos de qualquer natureza?. A ação foi interposta a pedido da Associação Brasileira de Estudos Tributários das Empresas de Telecomunicações (Abetel) para evitar complicações de legitimidade. De acordo com o sócio do escritório associado da Abetel Vinhas e Bernardi Advogados, Marcos Vinhas Catão, o argumento utilizado na Adin é de que, como a locação não envolve "empreendimento humano?, não deve ser abordada como prestação de serviço.
Catão lembra que há jurisprudência do STF que declara inconstitucional a incidência de ISS sobre locação de bens móveis.
Um segundo argumento utilizado na Adin é de que, como o ISS é um imposto municipal, e o referido subitem define que este deve ser pago por meio de proporção para cada município por que passam as infra-estruturas, não há regulamentação que permita esse pagamento.

Notícias relacionadas
De acordo com Catão, a Lei Complementar 116, que determina esse novo imposto sobre o setor, entrou em vigor a partir de 1º de janeiro deste ano, mas, devido à noventena, só passará a ser eficaz após o fim de março.
A Adin deve ser apreciada nos próximos dias pelo ministro relator do STF, Sepúlveda Pertence.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!