Leite e Valente deixam conselhos de empresas ligadas à Sistel

Os conselheiros da Anatel Antônio Carlos Valente e José Leite Pereira Filho pediram na quarta, 28, seus respectivos desligamentos dos conselhos da Perdigão e da Acesita. Valente e Leite ocupavam estes cargos como forma de complementação salarial. A revista Época do último final de semana denunciou que as indicações para os conselhos partiram da Sistel, fundação previdenciária dos funcionários das empresas de telecomunicações. Tal prática vem desde a montagem da Anatel, em 1997, mas só agora tornou-se pública.
A decisão de Valente e Leite visa evitar maiores constrangimentos para a agência, e acontece independente do posicionamento da Comissão de Ética Pública, para quem o caso foi submetido a pedido dos conselheiros da Anatel.
O problema maior é o fato de a Sistel, após a privatização da Telebrás, ter assumido posição de acionista de empresas privatizadas e reguladas pela Anatel. Brasil Telecom, Telemig Celular e Amazônia Celular são empresas em que a Sistel é parte do bloco de controle. Na Telemar, a Sistel é acionista mas não tem poderes de controladora. A Sistel também teve papel central no conflito entre o grupo Opportunity e os demais acionistas (Telecom Italia, fundos de pensão e TIW) nas empresas Brasil Telecom, Telemig e Amazônia Celular.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!