OUTROS DESTAQUES
Mercado de ações
Cotações da Telemig Celular estabilizam-se
quarta-feira, 28 de Janeiro de 2004 , 20h17 | POR REDAÇÃO

O movimento especulativo com ações da TCO, Telesp Celular e Telemig Celular, iniciado na segunda-feira, dia 26, terminou nesta quarta-feira, 28, com a volta das cotações para patamares próximos aos de sexta-feira, dia 23.
No dia 26, sem que ninguém pudesse dar uma explicação, as ações preferenciais da Telesp Celular (TSPP) deram um salto de quase 16%, a da TCO de quase 9% e as da Telemig Celular (TMGC) subiram 8,73%. Alguém sabia de alguma coisa a mais do que o resto do mercado sobre esse trio amoroso da telefonia celular.
No dia seguinte, terça, dia 27, uma nota publicada no Jornal do Brasil dizia, sem que a informação pudesse ser comprovada, que o Banco Opportunity teria comprado um lote substancial de ações da TCO. Não demorou muito para que todo o mercado comprasse a idéia de que a Telesp Celular estaria adquirindo a Telemig Celular e a Tele Amazônia (controladas pelo Opportunity) por meio da sua Tele Centro Oeste Celular. Na imaginação especulativa que passou a circular pelas mesas de operação, o Opportunity, sabendo ?obviamente? da venda, teria comprado cerca de R$ 10 milhões em TCOC4.
Em meio a informações desencontradas, houve uma correria para realização de lucros. E só aí os analistas começaram a se dar conta que, mesmo supondo que a venda da Telemig e da Tele Amazônia para a Telesp Celular seja plausível, não fazia sentido a forma como se deu a especulação.
De fato, se a Telesp Celular vai comprar a Telemig, é de se supor que ela tenha que aumentar seu grau de endividamento ou usar de recursos disponíveis em caixa. Muito provavelmente haveria uma queda do seu EBITDA. Ou seja: em lugar de subir, as ações, tanto da TSPP quanto da TCOC poderiam perder peso no curto prazo. Os únicos papéis com razão para subir seriam TMGC e TNCP.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

Top