Agora, Opportunity barra direitos de acionista da Telecom Italia

O Opportunity definitivamente não quer deixar a Telecom Italia voltar ao bloco de controle da Solpart e, portanto, da Brasil Telecom. Nesta sexta, dia 23, Techold e Timepart (controladas pelo Opportunity), acionistas controladoras da Solpart (controladora da BrT), enviaram nova correspondência à Telecom Italia negando a possibilidade de restaurar os direitos de acionistas suspensos em 2002. Está, na prática, impedindo que a TI reassuma seus direitos de controladora. Entre eles, estão os assentos no conselho da Solpart e da Brasil Telecom e os cargos na diretoria das empresas. A carta do Opportunity é uma resposta a uma carta da Telecom Italia, em que pedia a convocação de AGE da Solpart e da Brasil Telecom para que seus direitos fossem restaurados.
A argumentação do Opportunity é o fato de, depois do dia 1º de janeiro, a Telecom Italia não ter tomado nenhuma providência dentro do prazo de 20 dias determinado pelo acordo de acionistas da Solpart para se desfazer de condições que impedissem a restauração dos seus direitos. Especificamente, o Opportunity considera, nos termos do acordo de acionista, que a TI deveria ter tomado providências em relação à sobreposição de licenças de longa distância entre a Brasil Telecom e a TIM. É um argumento que a Telecom Italia considera banal, já que foi a Brasil Telecom quem conseguiu as autorizações de longa distância para as regiões I e III do PGO depois do dia 1º de janeiro. Em relação à sobreposição de outorgas de longa distância na região II, a Telecom Italia considera que a solução dada pela Anatel automaticamente sanou qualquer impedimento legal à restauração dos direitos de acionista dos italianos.
A estratégia do Opportunity fica clara com esta nova carta: é impedir a restauração dos vínculos de coligação e de controle entre a Brasil Telecom e a Telecom Italia. O vínculo de coligação se daria se a TI conseguisse de volta as ações transferidas em 27 de agosto de 2002 para a Techold e Timepart. Essa transferência de ações foi negada pelo Opportunity na carta enviada aos italianos no dia 21, quarta.

Notícias relacionadas
Já o vínculo de controle, que são os direitos previstos no acordo de acionista (como indicação de conselheiros e diretores), está sendo bloqueado pela carta desta sexta, 23. A Telecom Italia entende que, independentemente de ter ou não as ações de volta, seus direitos de acionista controlador estão garantidos, ou seja, cabe ao Opportunity marcar as AGEs da Solpart e da Brasil Telecom para que os italianos indiquem três vagas do conselho de administração e três diretores: de operações, de tecnologia e de marketing e vendas.
Procurado, o Opportunity informou pela sua assessoria que não vai se pronunciar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!