Anatel coloca edital de licitação em consulta pública

Está em consulta pública a partir desta segunda, dia 19, o edital de licitação de trunking (ou Serviço Móvel Especializado – SME) para todos os estados brasileiros. O documento fica disponível para comentários até o dia 9 de fevereiro. As contribuições recebidas serão divulgadas no dia 2 de março.
O edital prevê como objeto da licitação: 1) autorização para exploração do SME (Serviço Móvel Especializado, também conhecido como trunking) associada à outorga de autorização de uso de blocos de radiofreqüência de 1 MHz por área de atendimento e; 2) Outorga de autorização de uso de blocos de radiofreqüências de 1 MHz, por área de atendimento à detentora de autorização para exploração de SME na respectiva área de atendimento. Para o primeiro objeto, a outorga será expedida pelo prazo de 15 anos, prorrogável uma única vez pelo mesmo período. Para a segunda modalidade, o prazo é o mesmo. Nos casos em que a outorga de autorização tiver como finalidade a expansão na mesma área de prestação do serviço, a outorga será dada pelo prazo remanescente da autorização de radiofreqüência anterior. Será estabelecido um Valor Mínimo de Referência por Direito de Bloco (VMR-DB) para cada lote de interesse. Cada direito de bloco consiste em um bloco de referência de 1 MHz, distribuído nas faixas de radiofreqüência de 806 MHz a 821 MHz e 851 MHz a 866 MHz.
As empresas que vencerem a licitação terão que iniciar em até 12 meses (contados a partir da publicação do Termo de Autorização) a exploração comercial do serviço nas áreas de atendimento e atender no mínimo as capitais de Estado, o Distrito Federal e os municípios com população superior a 500 mil habitantes. Nos casos em que na área de atendimento não houver capitais nem municípios com mais de 500 mil habitantes, a proponente deverá atender em até 12 meses (contados a partir da publicação do Termo de Autorização) pelo menos um dos municípios da área.

Notícias relacionadas
A licitação será realizada em três etapas: 1) Recebimento e análise dos documentos de identificação e recebimento da documentação de habilitação e das propostas financeiras; 2) Abertura, análise e julgamento das propostas financeiras; e 3) Abertura e análise da documentação de habilitação.

Pagamento

As outorgas adquiridas poderão ser pagas de duas maneiras. Quando os valores devidos não ultrapassarem R$ 1 mil, o pagamento deverá ser feito à vista, na data da assinatura do termo de autorização. Caso os valores devidos ultrapasse R$ 1 mil, o pagamento pode ser efetuado à vista, na data da assinatura do termo de autorização, ou pode-se pagar 10% do valor devido na assinatura e o restante em seis parcelas iguais e anuais, com vencimentos em 36, 48, 72, 84 e 96 meses, respectivamente.
Os proponentes deverão apresentar garantia correspondente a 10% do Valor Mínimo de Referência por Direito de Bloco, para cada lote de interesse. A garantia pode ser por carta de fiança bancária ou caução em dinheiro.
Mais detalhes podem ser obtidos no site da Anatel (www.anatel.gov.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!