Animec recorre ao Cade e à Justiça pelo SMP da Brasil Telecom

A Animec (Associação Nacional de Investidores do Mercado de Capitais) entrou com pedidos de medida cautelar junto à Justiça e ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) contra a possibilidade de a Brasil Telecom ter sua operação de telefonia móvel barrada pela volta da Telecom Italia ao bloco de controle da operadora. A decisão sobre as duas questões deve ser anunciada esta semana pela Anatel, onde os temas estão em pauta e junto a quem a Animec já fez o mesmo pedido.
Segundo o presidente da Animec, Waldir Corrêa, o pleito da associação visa que a Anatel tome as devidas providências para a empresa operar suas licenças de telefonia móvel. ?Não entramos no mérito da questão. Queremos ter a operação celular, como já têm a Telemar e a Telefônica (as outras duas concessionárias de telefonia fixa atuantes no País)?, afirma Corrêa. Ele diz ainda que se para isso for necessário o impedimento da Telecom Italia de voltar à sociedade, que esta saída então seja definida.
O presidente da Animec reclama que os minoritários, que mantém 80% das ações da BrT, não podem sair prejudicados por conta de um conflito envolvendo os controladores da empresa, responsáveis por apenas 20% da sociedade.

Notícias relacionadas

Alinhamento

A Animec, uma associação fundada em 1999, se coloca como representante dos acionistas minoritários. Nos casos mais recentes de conflitos entre a Telecom Italia e o Opportunity, a associação posicionou-se de forma alinhada com o Opportunity, como por exemplo na ocasião em que a Brasil Telecom propôs mudanças no estatuto que foram contestadas pelos fundos de pensão junto à CVM (a questão trazia implicações também para os italianos). Um dos diretores da Animec, Francisco Magalhães Filho, é membro do conselho de administração da Brasil Telecom, e também vota de forma alinhada com os controladores da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!